Apresentação
Apresentação do Município
Publicado em 14/12/2017 15:29
Localizado no Sul de Minas, o município de Gonçalves destaca-se pelas belezas naturais e pelo agradável clima subtropical de altitude. As temperaturas no verão variam de 18 a 32 graus e no inverno podem chegar a 7 graus negativos. Na Serra da Mantiqueira, em meio a florestas de araucárias e a belas cachoeiras, o município com 4.220 habitantes, segundo dados do IBGE de 2010, recebe anualmente milhares de turistas, vindo de diversas partes do Brasil, principalmente de São Paulo, e exterior.
Sua economia baseia-se no turismo e na agricultura, destacando-se como grande produtor de orgânicos, conhecidos nacionalmente e ainda sua deliciosa culinária típica do Sul de Minas. Aqui são encontrados pratos simples e caseiros até a alta gastronomia.
Outro atrativo do município são os picos, que chegam a 2100 metros e as corredeiras do Rio Capivari, perfeitas para a prática de esportes de aventura e para a pesca da truta. O cenário romântico, entre as lareiras, o bom vinho e os confortáveis chalés, também tornam Gonçalves um refúgio para os casais.
Gonçalves faz parte do Circuito Serras Verdes do Sul de Minas, ficando próximo a cidades como Campos do Jordão e Monte Verde, e também próximo ao Circuito das Águas e das Malhas.
A cidade vem crescendo e se desenvolvendo no setor hoteleiro e gastronômico. Desde o ano de 2000 pode-se acompanhar um crescimento significativo, consolidando o município como referência entre os destinos turísticos da região.
A cidade oferece uma excelente infraestrutura em pousadas, com mais de 1200 leitos, 38 bares e restaurantes e receptivos turísticos. Gonçalves se destaca pelo aconchego e requinte das suas instalações hoteleiras, pela deliciosa comida, que pode ser preparada nos fogões a lenha, de casas que ainda mantém a arquitetura do século passado, ou em requintados bistrôs, com chefes reconhecidos internacionalmente.
Outro diferencial da cidade são as manifestações culturais. O município preserva várias tradições, como a celebração e festas dos padroeiros, o desfile de carros de boi e apresentações de congadas e moda de viola. O artesanato também enche os olhos dos que aqui chegam. Peças em madeira, palha, fibras de bananeira, argila, tecido e linha ganham espaço nos ateliês e nas casas dos artesãos e designers.
O município é dono de um cenário único, com suas belíssimas cachoeiras e suas características interioranas que não se perderam com o passar dos anos.
por Comunicação